Urgente!!! Chapecó passa de mil casos confirmados de Covid-19, diz prefeitura

Chapecó chegou a 1.001 casos confirmados de novo coronavírus neste domingo (31), maior número atualmente entre os municípios de Santa Catarina. O primeiro paciente foi diagnosticado com a doença há 78 dias. As informações foram divulgadas pela prefeitura.

Desde o início do mês, Chapecó teve um aumento de 891% na quantidade de casos registrados. Eram 101 no dia 1° de maio, segundo o boletim municipal (Veja abaixo a curva epidêmica). Em relação aos dados da Secretaria de Estado da Saúde, atualizado no sábado (30), o município do Oeste catarinense estava com 905 pacientes com Covid-19.




Mortes e ocupação de leitos

Quatro pessoas morreram em decorrência de Covid-19, sendo que o primeiro registro ocorreu em 17 de maio, segundo o boletim da prefeitura. Nove pessoas estão internadas em leitos de UTI de hospitais públicos ou privados. Outros cinco estão em enfermarias. Outras 542 pessoas cumprem isolamento domiciliar, 441 são considerados recuperados.

Desde março, a Vigilância Epidemiológica no município monitorou mais de 3,2 mil casos, sendo que 1,4 mil casos foram descartados.

Testes e restrições

Segundo a Prefeitura de Chapecó, todos que procuram os serviços de saúde municipal com sintomas gripais estão sendo submetidas a testes laboratoriais. Já os testes rápidos são voltados aos profissionais da saúde e segurança pública também.

A circulação do transporte coletivo e as aulas em rede pública e privada estão suspensas em Chapecó, assim como em todo território catarinense por tempo indeterminado por decreto estadual.

Além disso, segue fechado por tempo indeterminado todos os parques, praças e outros locais públicos da cidade para evitar aglomerações. Uso de máscaras é obrigatório na cidade, assim como uso de álcool em gel e distanciamento nos estabelecimentos que podem funcionar.

Ambulatórios e respiradores

Os espaços de atendimento foram ampliados nesta semana, um dos ambulatórios de campanha foi alterado de endereço e passou a funcionar no Ginásio de Esportes Ivo Silveira. No local, adultos e crianças recebem os atendimentos com sintomas de Covid-19 ou com problemas respiratórios. Além disso, também foi disponibilizado os serviços no bairro Efapi, com 24 horas de atendimento, incluindo sábados, domingos e feriados.


Na sexta-feira, 29, o Hospital Regional do Oeste, referência no tratamento da Covid-19 na região, recebeu um reforço para o enfrentamento da doença. Foram ativados dez novos leitos de UTI, com a entrega de ventiladores pulmonares feitas pelo governador Carlos Moisés.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercedes parte ao meio em acidente na BR-101

Governador Carlos Moisés participa de festa em Gaspar

São Bento do Sul 150 kg de lixo e entulho semanalmente, a equipe de roçada e limpeza da Secretaria de Obras recolhe