EUA têm nova onda de protestos pelo assassinato de George Floyd

Milhares de pessoas protestam em diferentes cidades dos Estados Unidos por causa do assassinato de George Floyd por um policial branco na cidade de Mineápolis.

Dezenas de cidades, entre elas Dalas, Los Angeles, Nova York e a capital Washington, têm protestos. Os manifestantes repetem a frase dita por George Floyd antes de morrer: “Eu não consigo respirar”.

Na última segunda-feira (25), George Floyd, um homem negro de 46 anos, foi parado pelo grupo de autoridades, que disseram estar respondendo a um chamado por falsificação de documentos, ao sair de uma loja de conveniência.

Depois que Floyd já tinha sido algemado e colocado deitado no chão, o policiai Derek Chauvin ajoelhou em seu pescoço. A vítima avisou que não estava conseguindo respirar, enquanto os colegas do policial apenas observaram. Ele morreu em seguida. O policial foi preso.

Em coletiva de imprensa, o governador Tim Walz e o prefeito de Mineápolis, cidade onde ocorreu o assassinato, pediram para a população ter calma. Ao lado dos políticos, estavam líderes da sociedade civil, de movimentos negros e de organizações de paz. Além disso, foi decretado toque de recolher na cidade onde o episódio aconteceu. No entanto, a medida não conseguiu conter os atos.

Na sexta, os protestos mais violentos aconteceram no estado da Califórnia, onde a ação da polícia foi truculenta ao tentar reprimir os manifestantes, e em Atlanta, onde fica o prédio da CNN nos Estados Unidos, que acabou sendo vandalizado e precisou que a tropa de choque usasse bombas de gás e balas de borracha para dispersar uma tentativa de invasão.

No fim da tarde de sexta-feira, em Washington, capital do país, foi decretado o fechamento de todo o entorno da Casa Branca. Um cordão policial fez um lockdown para conter a multidão de manifestantes que se aproximava da sede do governo. Em suas redes sociais, o presidente Donald Trump fez comentários contra os protestantes, chamando-os de "cães ferozes", e sua opinião foi criticada

Fonte: CNN


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mercedes parte ao meio em acidente na BR-101

Governador Carlos Moisés participa de festa em Gaspar

São Bento do Sul 150 kg de lixo e entulho semanalmente, a equipe de roçada e limpeza da Secretaria de Obras recolhe